Homepage Grupo Opway Homepage Projectos Recursos Humanos Mapa do site Contactos
Obras de Arte
REABILITAÇÃO DA PONTE SUSPENSA SOBRE O RIO LIMPOPO
Inicio de obra: 1991
Fim de obra: 1993
Prazo: 2
Cliente: Ministério da Construção e Águas - Direcção Nacional de Estradas e Pontes
Local obra: Xai-Xai
Valor: 2.117.230€
Descrição:
Execução da Reabilitação da Ponte sobre o Rio Limpopo em Xai-Xai, consistiu no essencial na reposição de dois tramos metálicos que constituem o tabuleiro da ponte que ruíram em conjunto com a torre do lado do Xai-Xai. A ponte suspensa de tirantes com um vão central de 120 m e dois tramos de margem com 35 m, possuía 7,2 m de faixa de rodagem ladeada por passeios em ambos os lados com 3 m de largura.

Situada junto à cidade do Xai-Xai, no itinerário rodoviário fundamental EN1, estabelece a ligação entre Maputo a toda a região centro e norte do pais. Construída em 1964 sofreu um grave acidente em Março de 1989: uma parte do tabuleiro ruiu arrastando consigo a torre do lado de Xai-Xai, interrompendo o trafego automóvel e de peões.

A execução da obra seguio o projecto da autoria do Professor Edgar Cardoso, destacando-se as seguintes fases construtivas: demolição do betão armado do pavimento existente, suspensão provisória do tramo do lado de Maputo para substituição dos cabos principais existentes, construção da nova torre em betão armado do lado de Xai-Xai, montagem das estruturas metálicas dos novos tramos construidas em Maputo (opção utilizada para ultrapassar as dificuldades locais de execução, de aprovisionamento e mão de obra especializada), montagem dos novos cabos de suspensão e finalmente a execução dos pavimentos.
Galeria de Fotos