Homepage Grupo Opway Homepage Projectos Recursos Humanos Mapa do site Contactos
Estradas
REABILITAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE ESTRADAS NA PROVÍNCIA DE ZAMBÉZIA
Inicio de obra: 1998
Cliente: Ministério da Construção e Águas - Direcção Nacional de Estradas e Pontes
Local obra: Zambézia
Valor: 14.893.670 €
Descrição:
A execução da Reabertura de Emergência de Estradas na Província da Zambézia, inseriu-se num projecto de âmbito nacional para a reactivação da rede viária rural constituída maioritariamente por estradas em terra. A falta de manutenção, insegurança e estragos causados pelos 10 anos de conflito armado resultou na destruição da maioria das estruturas, intransitabilidade dos troços e por ultimo a invasão destes pela mata.

Embora o standard dos trabalhos fosse corrente, a execução da obra colocou grandes desafios no que toca à logística, ao aprovisionamento e à gestão dos muitos recursos empregues. Um extenso sistema de comunicações e a correcta gestão do equipamento foram fundamentais para ultrapassar os obstáculos inerentes ao afastamento e a dispersão das frentes de trabalho numa área semelhante á superfície de Portugal continental, de clima tropical com médias pluviumétricas anuais de 1 800 mm.

Os trabalhos da empreitada consistiram na desminagem e desmatação da reserva da estrada numa largura de 18 m, formação da uma plataforma com 9 m, escavação de valetas, construção de novos aquedutos, substituição de obras de arte danificadas por pontes metálicas tipo Bailey e aplicação de uma base de solos estabilizada mecanicamente na faixa de rodagem com largura de 6 m .

Quantidades de Trabalho
- Movimento de terras
- Desminagem: 1030 km
- Desmatação: 690 Ha
- Formação da plataforma: 742 km

- Escavação na linha para aterro:
867 000 m3
- Aterro de empréstimo: 230 000 m3
Pavimentos
- Base de solos estabilizada: 589 000 m3
Drenagem
- Aquedutos metálicos (ARMCO): 2 693 ml
Pontes- Pontes Metálicas (Bailey): 171 ml
Galeria de Fotos