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Política de Recursos Humanos
A Política de Gestão de Recursos Humanos é definida em relação directa com a Visão, Missão e Valores da OPWAY, no sentido de garantir a existência de um conjunto de procedimentos e ferramentas que contribuam directamente para a melhoria dos processos de gestão e que nos permitam alcançar os objectivos do Sistema de Gestão que nos propusemos, assegurando o envolvimento dos nossos colaboradores.

Na definição da Política de Gestão de Recursos Humanos da OPWAY são factores determinantes:
  • Princípio da Melhoria Continua;
  • Princípio de Equidade e Objectividade;
  • Conciliação de Interesses e Objectivos – Colaborador / Empresa;
  • Definição concreta do que é esperado de cada colaborador;
  • Disponibilização de ferramentas que permitam a participação activa dos colaboradores.

Do conjunto de procedimentos e ferramentas que sistematizam o funcionamento da Direcção de Recursos Humanos e que visam contribuir para a operacionalização dos seus princípios base, destacam-se:

Tendo em conta que as circunstâncias do mercado mudaram definitivamente e que o volume e natureza das obras, no futuro, já não assumirá as proporções e as características do passado, bem como a drástica diminuição de obras a concurso e de obras adjudicadas, foi necessário reajustar a estrutura à actividade actualmente desenvolvida e expectável para os próximos períodos, face à quebra profunda dos índices de produção.

Assim, em Junho de 2011 foi elaborado um Plano de Modernização da Empresa, designado por Projecto Libra, o qual contemplou um conjunto de várias medidas visando o equilíbrio económico e financeiro.

Neste sentido a OPWAY definiu um conjunto de medidas de reestruturação da sua organização, tornando-se imprescindível proceder a um ajustamento no seu quadro de pessoal.

A par desta medida é ainda de salientar uma reorganização do plano de carreiras que sustenta a movimentação interna dos colaboradores.

Apesar da redução de recursos humanos e das circunstâncias provocadas pela grave crise que o mercado de construção civil e obras públicas vem atravessando, a OPWAY promove políticas de gestão de recursos humanos e um acompanhamento adequado dos seus colaboradores, retratado pelos documentos que a seguir se descrevem.

No Manual de Gestão de Recursos Humanos são definidas todas as regras e orientações para o Recrutamento e Selecção de Colaboradores, Formação Profissional, Avaliação de Competências, Medicina no Trabalho e todas as rotinas administrativas inerentes a esta especificidade, nomeadamente e entre outras, marcação de férias e deslocações.
Para além do acolhimento individual efectuado a cada novo colaborador, consideramos fundamental documentá-lo com alguma informação, surgindo desta necessidade o Manual de Acolhimento.

Este é um Instrumento de suporte e apoio à integração de novos colaboradores, garantindo desta forma o primeiro contacto com a organização, através de documentação diversa sistematizada, enquadrando o colaborador na empresa e dando-lhe a conhecer a cultura - a Visão, os Valores e a Missão - o Organograma Geral, os Sistemas de Gestão, os procedimentos, a política, bem como alguns aspectos práticos da relação de trabalho, tais como: horário, folha de ponto, férias, seguro de saúde, medicina do trabalho, etc.

Consideramos ser este um documento imprescindível para minimizar o impacto do período experimental e garantir o sucesso da nova admissão.
A Formação proporcionada pela OPWAY, aos seus colaboradores tem por objectivo a satisfação das necessidades identificadas pela própria empresa, dotando-os das competências necessárias ao exercício das suas funções e de forma a auxiliar a concretização dos objectivos propostos, bem como a fazer face às exigências decorrentes das novas estratégias de negócio e em simultâneo dar cumprimento às exigências legais nesta matéria.

A identificação das necessidades de formação tem por base a análise da informação obtida através do processo de avaliação de desempenho, que ocorre anualmente na empresa.

O Plano Anual de Formação abarca, habitualmente, cinco dimensões de conhecimento na área técnica, gestão, comportamental, informática e línguas.
A Avaliação de Desempenho é um instrumento que se destina a analisar as contribuições efectivas de cada colaborador e a promover a sua melhoria contínua, pelo que o modelo criado e aplicado na OPWAY, contempla o desenvolvimento de novas competências ou reforço das actuais. É ainda o momento em que deverão ser perspectivadas eventuais alterações de função/categoria profissional.

A Avaliação é realizada durante uma entrevista entre a chefia e o colaborador, onde são focados os pontos fortes e aqueles que deverão ser objecto de melhoria.

Este momento é entendido como um espaço privilegiado de diálogo entre colaborador e chefia, que deverá ocorrer num clima de à vontade e empatia, de forma a possibilitar um comprometimento de ambas as partes na prossecução dos objectivos traçados.

Trata-se de um processo que permite à organização ter uma análise do seu desempenho global e funcional, identificando para cada área e para cada perfil funcional os pontos fortes e necessidades de melhoria.

Com base na análise dos seus resultados são, posteriormente, facilitadas e melhor suportadas as decisões de gestão, tais como: actualização salarial, atribuição de prémios ocasionais de desempenho, alteração de categoria profissional, alteração de funções e de nível organizacional, prioridades formativas, gestão contratual, mobilidade interna, etc.